terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sola Gratia

Impressiona-te com as estratégias que vês no grupo chamado bancada evangélica? Sabes que não é em nome do cristianismo que eles trabalham, mas em prol de uma ascensão ao poder, ao mando, ao dinheiro, que desde cedo tenho te instruído que o amor a ele é a raiz de todos os males, como diz Paulo a Timóteo. Mas também deves atentar que, por gerar todos os males, não deve ser motivo para entrares no comodismo, portando-te tal qual o verso do hino nacional, “deitado em berço esplêndido”. O esplendor do teu descanso deverá ser a graça inefável do Pai celestial, confiando na sua soberania e crendo que te sustentará, coisa que os tais “representantes evangélicos” não compreenderam ou a ostentação do poder já roeu suas inocências. A esta te aconselhei, quando te falava da passagem em que Jesus dizia que para ganhar o reino de Deus terias que ser como criança, lembra-te?
Sabias que eles começaram sorrateiramente pelas câmaras de deputados, adentraram ao senado, recentemente conquistaram a prefeitura da mais famosa capital brasileira, o Rio de Janeiro? Foi sim, mas o plano é bem mais audacioso. Segundo a pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, Christina Vidal, 42, a estratégia do PRB (Partido Republicano Brasileiro) é conseguir a presidência da República para barrar no Supremo Tribunal Federal temas de minorias – como a pauta gay, aprovação do aborto etc. – que trava embates com esses religiosos. Somente balela! O alvo é nada mais que o poder. Poder que jamais vislumbrarás nos ensinamentos dos cristãos primitivos. Já viste isso na Bíblia? É verdade que essas causas são importantes para as famílias cristãs tradicionais, mas o arvorar dessas bandeiras parece servir somente de meio para conquistar os votos inocentes dos adeptos.
Estudiosos têm reconhecido a contribuição prestada pelo movimento calvinista ao aperfeiçoamento das instituições políticas do mundo ocidental. Obviamente, a consciência cristã influenciou na queda de muitos poderes totalitários e embasou a constituição das maiores potências mundiais. A experiência de cristãos puritanos na Nova Inglaterra (Estados Unidos) embasou a tradição política norte-americana por diversas razões, pois lideres destacados como John Cotton, John Winthrop e outros, influenciaram a sociedade, a política; contribuíram com a democracia; deram ênfase à educação e à energia moral. Deves atentar bem para isto: ênfase à energia moral. Mesmo com todas as falhas, passíveis ao ser humano, a intenção sempre foi o bem-estar do povo.
Acreditas que esses “representantes evangélicos” estão preocupados com o bem-estar, ainda que seja somente com seus domésticos da fé? Particularmente, sou cristão, mas eles não me representam. Representam a ti? Quando contemplo os meios de conquista; as estratégias de caixa dois; o uso da máquina política em prol da eleição; os conchaves com lideranças oligárquicas e corruptas; e as estratégias diabólicas para a governabilidade no sistema político brasileiro; acredito menos em tais representantes!
Aconselho-te a esperar o reino prometido por Deus.
Sola Fide.
Sola Scriptura.
Solus Christus.
Sola Gratia.
Soli Deo gloria.

Francisco Fernandes

4 comentários: